como saber se minha historia e causa de nulidade matrimonial
Para dar início ao processo de declaração de nulidade, é preciso que um ou ambos os cônjuges façam o pedido e entreguem pessoalmente no Tribunal Eclesiástico. É dada a pessoa, caso haja necessidade, a oportunidade de ter uma conversa com um dos padres para melhor analisar o caso.
Todavia, um processo de nulidade não se funda na mera percepção de que o matrimônio não deu certo. É necessário ter em conta que, para a nulidade, é imprescindível uma grave realidade que, por si só, tornou nulo o casamento no dia em que foi celebrado, ou logo no momento anterior ou posterior ao pacto matrimonial.
Nem todo casamento pode ser declarado nulo, pois existem casamentos que chegaram à falência e a separação das partes, mas em sua essência é um casamento válido, pois atendeu a todos os pontos necessários apresentados pela Igreja. Nessa situação o casamento é declarado válido.
Há exemplos de casos mais recorrentes com fundamento jurídico para o pedido de nulidade matrimonial no site do Tribunal Eclesiástico. Acesse a "ABA" [ORIENTAÇÕES] clicando aqui: www.teracecnbb.org/pagina/causas-de-nulidades] e analise se sua história é semelhante a algum dos casos citados.